Você está almoçando ou jantando e chega o seu pet com cara de coitado e pedindo um pouquinho de comida. Quem nunca passou por isso, não é mesmo? A vontade de dividir o prato com o amigo é bem grande e tentadora. Mas, afinal, o que cachorro pode comer?
O recomendado é dar uma ração de muita qualidade, voltada para a idade do seu cão. No entanto, para matar a vontade dele, existem alguns alimentos que podem ser oferecidos aos peludos. Mas é importante lembrar que eles precisam ser fornecidos em pequenas quantidades, como um substituto do petisco, e não da ração.
Se quer saber o que cachorro pode comer além da ração, confira a lista a seguir!
Por que é importante saber o que o cachorro pode comer?
A alimentação do seu amigo de quatro patas é algo muito importante, já que a escolha errada de algum alimento ou de um simples tempero pode trazer riscos ao cão, como uma intoxicação alimentar.
Logo, para evitar efeitos indesejáveis, tenha bastante atenção, principalmente em relação ao que cachorro não pode comer. De modo geral, doces como chocolate, café e balas são proibidos. Isso porque eles podem causar tremores, desidratação, diarreia, vômitos, alterações no batimento cardíaco e até convulsões.
Além disso, existem algumas frutas que o cachorro não pode comer, como uva, abacate, macadâmia, abacaxi, carambola e laranja. Muitas são ácidas ou tóxicas para o doguinho, levando à falência renal.
Portanto, conhecer os alimentos proibidos e aqueles que são permitidos é fundamental para quem quer variar a alimentação dos cães, sem colocar a saúde deles em risco.
Quais alimentos o cachorro pode comer?
Abaixo, conheça uma lista completa de quais alimentos o cachorro pode comer.
Batata cozida
Fonte de nutrientes, fibras e carboidratos, a batata é um alimento permitido na alimentação dos cães. Nesse caso, é importante ter atenção para não usar temperos, já que alguns podem ser tóxicos para o animal.
O recomendado é cozinhar a batata na água até que fique bem macia, esperar esfriar e servir ao pet. A boa notícia é que você pode usar diferentes tipos, como yacon, inglesa e doce.
Frango
As carnes, como o frango, também podem fazer parte da alimentação dos cachorros. Aqui, o ideal é que você cozinhe o pedaço sem nenhum tempero. Então, que tal misturar o frango com a ração ou com batata? Assim, é possível variar a dieta do cão e ainda incluir mais nutrientes em seu dia a dia.
Banana
Também existem algumas frutas que os cachorros costumam gostar muito. A banana, com certeza, é uma delas. Além de ser saborosa, ela é fonte de vitaminas, minerais e tem um sabor adocicado que faz sucesso.
Uma ótima dica é dar a banana ao pet no lugar dos biscoitos industrializados, pois é muito mais saudável e funciona como um aperitivo. No verão, você pode congelar pedaços de bananas e oferecer ao cachorro, como uma espécie de sorvete.
Cenoura
Outro alimento que os doguinhos adoram é a cenoura. Esse legume é rico em cálcio, betacaroteno e outras vitaminas que fazem muito bem para a saúde dos cachorros. Ele pode ser servido sem casca e cru, além de cozido e sem tempero.
A cenoura auxilia na limpeza dos dentes e a desenvolver os músculos mastigatórios. Por isso, é uma opção e tanto para o seu cão.
Abóbora
A abóbora é um legume que também é permitido na alimentação canina. Rica em proteínas e fibras, ela auxilia a evitar a prisão de ventre em cães. Além disso, contém vitamina A, o que ajuda na saúde da pele e dos olhos do cachorro.
No entanto, lembre-se de oferecer esse alimento sempre sem casca e cozido. Ao seguir esses cuidados, você pode dar a abóbora para o seu pet sem problemas.
Beterraba
Esse é um legume que o cachorro pode comer e deve ser oferecido sem a casca e cozido. Ele apresenta vitamina A e B6, auxiliando na visão canina, além de ajudar a prevenir o diabete.
É importante ressaltar que a coloração das fazes do animal pode ser alterada por conta dos pigmentos naturais presentes na beterraba. Assim, caso isso aconteça, não se preocupe, pois é algo normal.
Como introduzir os alimentos na rotina do cachorro?
Existem vários alimentos que os cachorros podem comer, mas tudo deve ser oferecido com bastante moderação, pois o excesso pode causar problemas. Legumes, frutas e vegetais permitidos não devem ser misturados na ração, mas sim oferecidos de vez em quando como um petisco.
Desse modo, ocorre um equilíbrio, garantindo que o cão tenha os nutrientes da ração e as vantagens extras desses alimentos. No caso da alimentação natural, os alimentos podem ser oferecidos com a refeição.
De qualquer maneira, é importante ressaltar que a dieta deve ser acompanhada e planejada por um médico veterinário especialista em Nutrição, para que ele garanta que nada esteja em excesso ou faltando na dieta do cachorro.
Como economizar na hora de comprar os alimentos para cães?
Viu só como os cachorros podem comer diversas frutas e legumes? Assim, para variar a alimentação dos peludos, é importante incluir os alimentos na sua lista de compras para evitar esquecimentos e adquirir produtos de qualidade.
Então, que tal aprender algumas dicas práticas de como economizar na hora das compras? Nesse caso, na seção de pet shop do supermercado, dê preferência para as rações de qualidade e que não tenham corantes em sua composição.
Além disso, muitos supermercados têm um dia especial na semana em que os legumes, as frutas e as verduras ficam mais em conta. Por isso, aproveite para comprar os alimentos do seu cão nesse dia específico para economizar.
Agora você já sabe o que cachorro pode comer, então inclua tudo o que dissemos em sua lista para oferecer apenas aquilo que é permitido. Depois, faça as suas compras em um supermercado de qualidade e com o melhor preço da sua região, como o Nova Era.
Gostou do conteúdo e quer economizar em suas compras? Então, confira os produtos do Nova Era Superatacado que estão com até 40% de desconto!