dia mundial do pão

Por que o Dia Mundial do Pão é comemorado dia 16 de outubro?

Quem resiste a um pãozinho de manhã para começar o dia? Sabia que esse alimento está na mesa de 75% dos brasileiros? É o que diz um levantamento feito pelo Sindipan-MT. Sem falar que, em números, são cerca de 41 milhões de pessoas que compram pão todos os dias. Não é à toa que foi criado o Dia Mundial do Pão, uma data muito merecida.

O mais engraçado é que o tipo mais tradicional do alimento tem nomes diferentes em várias regiões do Brasil. Só para ter uma ideia, enquanto no Sudeste ele é conhecido como pão francês, em muitas partes do Norte é o famoso careca, pão de sal ou pão massa grossa. Mas vale dizer que as variações de nome não mudam o que todos têm em comum: trazem muito sabor.

Que tal conhecer melhor a história do Dia Mundial do Pão? Separamos várias curiosidades e dicas para você ficar por dentro desse queridinho do brasileiro. Confira!

Quando é o Dia Mundial do Pão?

16 de outubro é o Dia Mundial do Pão. A data é celebrada desde os anos 2000 pela União dos Padeiros e Confeiteiros de Nova York, nos Estados Unidos. O interessante é que o país americano também é um dos maiores consumidores do alimento no mundo. Afinal, o famoso hot dog, nosso kikão, que é um carro-chefe na culinária local, tem como base o pão.

E com a força que a data representa, não demorou muito para ser comemorada mundo afora. Hoje, praticamente todos os lugares onde o pão tem espaço cativo na mesa também celebram o Dia do Pão. Vale dizer ainda que o alimento não acompanha apenas as refeições como o café da manhã e lanches, mas todas as principais ao longo do dia.

Já reparou, por exemplo, que para degustar uma sopinha um pão para mergulhar no caldo cai muito bem? Ou para preparar o churrasco, que tal um pão de alho? As torradas para geleias, então, nem se fala. O Dia Mundial do Pão realmente é uma data para aproveitar. E, muitas vezes, há até promoções do alimento em feiras e supermercados.

Qual é a origem da data?

Por ser o alimento mais popular nos quatro cantos do mundo, o Dia do Pão veio para somar com esse sucesso. Como a gente contou, foi a união de padeiros e confeiteiros que deu origem a celebração, mas há um motivo especial por trás disso tudo: fazer com que o produto ganhasse ainda mais destaque e fosse coroado em uma data apenas para ele.

Outra informação legal de saber é que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que sejam consumidos 50 quilos de pão por ano. Isso porque o alimento é rico em nutrientes e é fonte de energia, pois traz bastante carboidrato, que é um ingrediente importante para a manutenção da saúde.

Ah, um dado curioso é que, enquanto no Brasil o pão antigamente era escuro, na França a coloração era branca e dourada. Diferente, não é?

Qual seu objetivo e a importância?

O objetivo principal do Dia Mundial do Pão é a conscientização da importância de inserir o alimento na mesa de todas as pessoas. Ele é fundamental em cada fase da vida, já que representa de 45% a 65% do valor energético total da alimentação diária de uma pessoa. Por isso, faz toda a diferença.

E o ideal é que o pãozinho seja acessível a todo mundo. Imagina só não poder comer essa delícia porque o valor está nas alturas? Além de uma situação chata, tira um pouco o brilho das refeições.

Por isso, uma dica valiosa é sempre programar as suas compras para que ele não falte. Também é interessante ter a noção exata da quantidade de alimento que cada pessoa da casa costuma comer. Assim, não falta ou sobra ao fim do dia.

Como inserir o pão na sua lista de compras?

Então, vamos às dicas práticas. Ao seguir direitinho, vai ser tranquilo manter o pão de cada dia em casa. Espia só!

Avalie qual é o tipo de pão preferido

Massa grossa, massa fina, pão de batata, para hot dog, de milho ou estilo baguete? Esses são apenas alguns tipos de pão que normalmente estão disponíveis na seção de padaria dos supermercados, como no Nova Era.

E como as opções são variadas, é importante saber qual é a preferência da sua família. Uma dica é levar uma média de 2 para cada pessoa, por dia. Por exemplo, imagine que uma casa tem 4 pessoas, sendo que 2 delas gostam de pão massa grossa e as outras 2 adoram o pão de milho. Na sacola entram 4 pães massa grossa e 4 pães de milho.

Verifique em quais refeições deve ser consumido

Vocês costumam degustar o pão mais no café da manhã e no jantar, para acompanhar refeições com caldo? Então, a conta deve ser feita baseada nesse consumo. Vale ainda pensar no final de semana, quando acontece o tradicional churrasco e é a vez do pão de alho entrar com tudo!

Escolha opções variadas 

Se você costuma receber visitas em casa ou todo mundo adora comer tipos diferentes de pão, nada melhor que ter sempre vários pãezinhos na cesta, certo? Mas se sobrar, uma dica para não estragar é congelar o pão e depois colocar direto no forno. Fica como se estivesse fresquinho.

Outra dica que faz a diferença é fazer as suas compras em um bom supermercado, com uma variedade de pães para escolher. Desse modo, é possível levar os tradicionais que a sua família gosta e, aos poucos, ir experimentando novos tipos. Além disso, é sempre gostoso misturar e fazer sanduíches com patês, queijo, presunto e por aí vai.

Por fim, não se esquecer de que o Dia Mundial do Pão pode ser todo dia. Afinal, não há época ou momento ideal para comer esse alimento que faz sucesso há tanto tempo em todo o mundo.

Gostou de conhecer mais sobre o pão? Aproveite e confira nossos produtos com até 40% de desconto e economize dinheiro nas suas compras!

Cadastre-se agora para receber nossos conteúdos exclusivos e gratuitos por email!