como limpar moveis de madeira

Saiba como limpar móveis de madeira

Tem coisa mais gostosa do que ficar de bubuia em casa quando tudo está limpo e organizado? Até mesmo com a correria do dia a dia, é bom chegar e notar que nada está fora do lugar. Por isso, é importante saber como limpar móveis de madeira, como o rack da sala, a mesa de cabeceira, poltronas ou mesmo estantes.

Parece difícil? Mas não é! E o melhor é que em poucos minutos essa tarefa pode ser finalizada. Daí, é só aproveitar o conforto do lar com a família. Além disso, como a higienização desse tipo de móvel é rápida e costuma durar, pode ser feita a cada quinze dias ou uma vez na semana.

Que tal pegar algumas dicas para limpar móveis de madeira? Quer aprender também como limpar móveis de madeira maciça? Hoje, vamos te mostrar como fazer isso. Confira abaixo!

Por que devemos tomar cuidado ao limpar móveis de madeira?

Os móveis de madeira são materiais que duram bastante, têm resistência e dão todo um charme para o ambiente, não é mesmo? Porém, é fundamental manter a manutenção dessas mobílias, para que continuem sempre chamando a atenção e não ganhem aquele visual meio envelhecido e de falta de cuidado.

Um dos detalhes mais importantes desse cuidado é que a maioria dos móveis de madeira não deve ficar em contato com água nem umidade. Isso porque o material pode se estragar com o tempo, abrindo fissuras ou perdendo camadas na sua superfície. Já o contrário, pegar muito sol, também é prejudicial. Então, o melhor mesmo é deixar a mobília dentro de casa.

Ah, e para limpar móveis de madeira é muito importante seguir algumas regras. Evite o contato com materiais corrosivos ou que risquem, como palhas de aço e esponjas, combinado?

Quais as melhores dicas para limpar móveis de madeira?

Para começar a limpar móveis de madeira, você tem que saber qual é o tipo de acabamento que tem ali. Por exemplo, se é madeira maciça, MDF, se tem revestimento com fórmica, verniz, se foi pintado com tinta lavável. Isso vai te ajudar a usar os produtos certos e evitar os contraindicados.

Depois, é hora da preparação, ou seja, deixe a superfície do móvel bem sequinha com a ajuda de um pano limpo, de preferência de algodão. Também é importante retirar todos os objetos que estejam em cima, para facilitar o trabalho e até remover possíveis manchas que vão aparecendo com o tempo. Em seguida, vem as já tradicionais dicas para arrasar na limpeza!

Remova a poeira

Pegue um pano seco e macio. Pouco a pouco, vá retirando todo o pó que tem por cima dos móveis de madeira. Se fizer movimentos circulares, é melhor ainda, já que facilita bastante nessa tarefa.

O ideal é que você faça isso por umas três vezes, para ter certeza de que toda a poeira tenha saído. Outra dica é fechar as janelas e portas por onde tenha muita circulação de vento, para conseguir limpar sem ter que refazer o processo a todo momento.

Use limpadores de madeira

Já ouviu falar de lustra móveis ou produtos específicos para madeira? Pois é, estes são, sem dúvidas, as melhores opções para conseguir o acabamento de limpeza nas peças. Aqui, a ideia é a mesma: colocar um pouco do produto num pano seco e macio e ir espalhando gradativamente em cima da madeira.

Se tiver dúvidas de como usar, basta ler as instruções no verso do limpador. No mais, geralmente não há a necessidade de diluir em água, por exemplo. Isso porque os produtos são concentrados e feitos na textura ideal para a limpeza.

Uma boa vantagem dos limpadores de madeira é que rendem muito. Um vidrinho com 200ml, ou mililitros, do líquido pode limpar até cinco móveis por duas vezes. É chibata, não é mesmo?

Utilize detergente neutro ou vinagre

Agora, caso você não tenha um limpador de madeiras em casa, sem problema! O detergente neutro, esse de cozinha mesmo, ajuda muito nesse tipo de tarefa. Daí, é bom colocar algumas gotas no pano umedecido e ir esfregando com cuidado em toda a superfície da madeira. 

Depois, é preciso outro pano seco para tirar qualquer resquício do detergente e da umidade. Ah, existe também a possibilidade de limpar móveis de madeira com vinagre, sabia? Nesse caso, é mais para quando a mobília estiver com muitas manchas ou até perdendo a coloração.

Passe um óleo

Eis que agora é a hora do óleo de jatobá! Imagina só móveis de madeira com um brilho incrível, parecendo que acabaram de sair da loja? O uso de óleos dá esse acabamento lindo e ajuda as peças a ficarem bem conservadas.

A dica é usar uma vez por mês, também espalhando com a ajuda de um pano limpo e macio. Flanelas costumam ser muito usadas nesse momento, já que, além de serem ultramacias e lisas, têm uma cor alaranjada que não mancha com facilidade.

Como utilizar os produtos certos e economizar?

Para que os móveis de madeira se mantenham em ótimo estado, é preciso fazer uma pesquisa de produtos ideais para eles, viu? A internet é um ótimo espaço para isso, mas se quiser ir até o Nova Era e conversar com os vendedores, também é uma excelente opção.

O que vale mesmo é você ter em mente a quantidade de móveis que tem em casa, o tempo que pode separar para essa tarefa de limpeza e focar em uma lista de produtos com seus respectivos valores. Dessa forma, fica mais fácil ordenar por marca, vantagens e preços, para caprichar na economia!

Tenha atenção também ao prazo de validade dos produtos. Jamais use óleos, detergentes e limpadores específicos que tenham passado da validade. Isso pode prejudicar muito os seus móveis, entendido? Uma dica é escrever com letras maiores em uma etiqueta e grudar atrás ou em cima da tampinha do produto para não esquecer desse detalhe tão importante.

Gostou das dicas de como limpar móveis de madeira? Aproveite e confira nossos produtos com até 40% de desconto e economize dinheiro nas suas compras!

Cadastre-se agora para receber nossos conteúdos exclusivos e gratuitos por email!