dia mundial da alimentação

Dia Mundial da Alimentação (16/10): objetivo, quem inventou e mais

Cuidar dos alimentos que a tua família consome é uma prioridade para ti? Pois sabemos que comer bem e manter a nutrição equilibrada é de suma importância para a saúde de todos nós. E, por isso mesmo, foi criado o Dia Mundial da Alimentação, comemorado todo dia 16 de outubro. Sabia disso?

E o tema nunca esteve tão em alta, principalmente com o agravamento do acesso à comida devido à pandemia da Covid-19. De acordo com o relatório “Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo 2022” da ONU, temos, hoje, 828 milhões de pessoas que não se alimentam corretamente. Ou seja, 9,8% das pessoas do mundo.

Que tal, então, aproveitar a data para refletir mais sobre a relação com os alimentos? Neste texto, vamos te mostrar a importância do dia da alimentação. Confira e boa leitura!

O que é o Dia Mundial da Alimentação?

Você sabe quando e quem criou o Dia Mundial da Alimentação? A data surgiu para lembrar de quando foi criada a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. Daí, o primeiro ano de comemoração foi em 1981, com um tema que até hoje faz sentido: “A comida vem primeiro”. Tudo com o intuito de chamar a atenção globalmente para a fome nos países.

Vale reforçar que a FAO tem como objetivo principal garantir que as pessoas consigam se alimentar da melhor forma. Isso quer dizer, por exemplo, ter acesso a produtos e alimentos de qualidade e suficientes para que qualquer um leve uma vida saudável e ativa — o que impacta diretamente no dia a dia de crianças, jovens, adultos e idosos.

Sabemos que os locais que mais passam necessidades são as regiões em guerra, como a Ucrânia no momento. Além disso, os países do chamado terceiro mundo continuam a enfrentar o problema, e até o Brasil piorou no ranking da ONU. De 2020 para cá, são 33 milhões de brasileiros que não têm o que comer — algo que é difícil de aceitar, não é mesmo?

Quais são as listas de temas?

Para fomentar o Dia Mundial da Alimentação, a cada ano são criados temas que servem como cenário para discussão e compartilhamento de ideias. Com isso, muitas atividades culturais, artísticas e esportivas (sem falar nas acadêmicas) acontecem em todo o mundo. E é o momento ideal para trazer à tona como é fundamental comer bem!

Já foram criados 40 temas até 2021, quando tratamos de “Alimentos seguros agora para um amanhã saudável”. Aí, valeu lembrar bastante de assuntos tão atuais e que estão afetando a todos, como agrotóxicos, desperdícios e a falta de planejamento alimentar e familiar. Dá uma olhadinha no que já ocorreu no Dia Mundial da Alimentação, frases e mais!

Qual o tema de 2022?

Para 2022, o Dia Mundial da Alimentação traz o tema “Não deixe ninguém para trás”. Pelo próprio significado que tem, é uma reflexão sobre o quanto o mundo tem evoluído, porém, muitos seres humanos foram esquecidos e deixados para trás. A fome está muito mais recorrente do que se imaginava.

Questões como conflitos, mudanças climáticas, pandemia de Covid-19, aumento de preços, acesso escasso aos alimentos e dificuldades de muitos países com suas economias tornaram um desafio para muitas populações o ato de comer de forma saudável.

Será a hora perfeita para que todos possam debater como a sociedade pode ajudar. Você, mesmo aí de casa, consegue contribuir com a alimentação da sua família. Com as crianças crescendo, sabe a importância que é dar de comer aos pequenos, e como isso impacta no desenvolvimento físico e mental deles.

Então, fique de olho para acompanhar a agenda que acontecerá tanto na sua cidade como no Brasil e no mundo. Provavelmente, será possível participar de campanhas, ser voluntário, conversar com seus filhos e ajudar de tantas outras formas.

Qual a importância dessa data?

Como nós vimos, com o crescimento e fortalecimento do Dia da Alimentação ao longo dos anos, a importância do debate é inegável, certo? Voltando os olhos para a Amazônia, por exemplo, é hora de colocarmos à mesa assuntos como o desmatamento, o acesso a alimentos que a região tem em abundância e os valores que podem baixar mais.

Sem falar que é ano de eleições. Ou seja, momento de conscientizar os governantes do quanto é fundamental que o brasileiro tenha comida em casa. Que possa se alimentar com dignidade, que tenha como ir a um supermercado comprar o que falta para refeições básicas como o café da manhã, almoço e jantar. Vamos fazer valer o Dia Mundial da Alimentação!

Gostou do assunto? Aproveite e crie a sua lista de compras de supermercado com o Super Nova Era!

Cadastre-se agora para receber nossos conteúdos exclusivos e gratuitos por email!