para ilustrar dicas de limpeza foto em um vidro que possui uma espuma e atrás dele há uma mulher branca de camiseta rosa que segura um produto azul com luva amarela apontando para o vidro

Conheça as melhores dicas de limpeza

Faxinar a casa e mantê-la organizada não é uma tarefa fácil. Principalmente para quem tem uma rotina corrida e repleta de outras atividades. Cuidar da organização da casa exige muito compromisso, rotina e disciplina. Mas com as melhores dicas de limpeza, a tarefa pode ser bem menos difícil.

Quer saber como limpar a casa e deixá-la muito bem organizada por mais tempo? Quais produtos escolher? Quais itens podem facilitar na tarefa de faxinar? Confira as sugestões que o Nova Era preparou para ajudar nessa tarefa.

Quais os truques e conselhos de uma limpeza fácil?

Confira a lista de ações que podem fazer a limpeza da casa ficar mais fácil e rápida.

Comece organizando estantes e móveis

Primeiramente, comece organizando os itens para limpeza, as estantes e os móveis, tirando o pó. Assim, fica mais fácil limpar o restante da casa. Essa é uma forma de hierarquizar os momentos de limpeza, organizando o espaço.

Vá de cima para baixo

A segunda dica é começar a limpar de cima para baixo: tire a poeira do teto e das paredes antes de começar a varrer o chão. Assim, a sujeira se concentrará em um só lugar, facilitando a retirada dela e tornando a limpeza mais fácil e rápida, com menos itens acumulados para tratar.

Tenha uma estratégia

Isso mesmo! Ter uma estratégia para faxinar a casa é uma ótima ideia para economizar tempo e esforço. Elabore um plano para seguir durante a faxina. Separe por cômodos e atividades, tornando a limpeza mais objetiva e organizada. A dica é começar pelo quarto e pela sala, depois, limpar o banheiro e a cozinha.

Faça um 5S

Planeje-se para fazer o “5S” mensalmente, ou seja, fazer a retirada de itens que você não usa mais e levá-los para doação. O acúmulo de coisas em casa pode deixá-la mais bagunçada e com a sensação de desorganização. Portanto, programe-se para manter o ambiente livre de itens antigos.

Use os produtos certos

Utilize os produtos certos para cada espaço e material. Por exemplo, para pisos de madeira, um limpador específico é indicado. Já para pisos de porcelanato, outros itens são melhores. Então, é fundamental utilizar os produtos indicados para etapa da faxina.

Nada de panos úmidos no chão sujo

Evite passar o pano úmido sobre o chão sujo. A sujeira com água pode manchar chão e rodapés. Por isso, é preciso deixar o chão sem sujeira antes de passar o pano. Essa dica é muito importante para uma limpeza bem-feita.

Limpe a geladeira

Limpar a geladeira é uma forma de deixar a cozinha mais organizada. Por isso, inclua na sua faxina a limpeza da geladeira. Com isso, o ambiente da cozinha fica mais agradável e limpo.

Tenha um checklist

Ter um checklist ajuda a otimizar os esforços e o tempo na hora da faxina. Por isso, é bacana ter em mãos, na hora da limpeza, um checklist que vai ajudar a guiar e não deixar você esquecer nada. Saiba por onde começar, otimizando seu tempo em cada tarefa. Lembre-se existem tarefas que precisam ser feitas semanalmente, mensalmente e anualmente. Fique atento, ter um fluxo correto também na limpeza do lar, auxilia numa entrega final mais completa.

Troque as roupas de cama

Outra forma de contribuir com a limpeza da casa é trocar a roupa de cama. Troque semanalmente as roupas de cama e as toalhas. Essa frequência evita o acúmulo de poeira e ácaros.

Essas dicas podem deixar a limpeza ser mais eficiente e rápida, fazendo com que o resultado de sua faxina dure por mais tempo e facilitando a rotina com muita praticidade e funcionalidade.

Quais os melhores produtos?

Como falado acima, é preciso saber quais são os melhores produtos para usar durante a faxina. Conheça alguns dos melhores para que a sua faxina seja ainda melhor e para que a casa fique brilhando e cheirosa. Veja a lista!

Esses são alguns dos produtos que podem ajudar na hora da faxina, trazendo mais qualidade para a limpeza. Todos esses itens e muitos outros você pode encontrar no Supermercado Nova Era com um preço especial. Afinal, sempre há muitas ofertas e promoções para você economizar. Lembre-se que dia de Terça e Quarta é dia de oferta nas categorias de bazar e limpeza, tudo que você precisa para manter sua casa organizada.

Qual o básico para a limpeza?

Mas qual o kit básico para a limpeza? O que é indispensável? Saiba quais são os itens que devem ser inclusos para começar a faxinar:

O que usar em cada ambiente?

Mas o que usar em cada um dos ambientes? É sempre bom conhecer quais são os melhores produtos para cada um desses espaços. Confira as dicas dos principais itens que você deve utilizar.

Banheiro

No banheiro, a limpeza deve ser bem mais pesada, e os produtos devem ser escolhidos com objetivo de eliminar as bactérias e o limo. Por isso, os mais indicados são desinfetantes, tira limo e água sanitária.

Cozinha

Para a cozinha, é preciso ter atenção com o acúmulo de sujeira e restos de comida, que podem contribuir com a proliferação de bactérias e fungos. Por isso, vale ter o cuidado redobrado. Detergente, desengordurante, limpadores multiúso e limpadores para fogão são indispensáveis para uma cozinha limpa.

Quartos

Para o quarto, desinfetante e limpador multiúso fazem a faxina básica. Para deixar o quarto mais cheiroso, sabão em pó e amaciante são bem indicados.

Sala

Lustra-móveis, desinfetante e limpador de sofá são indicados para limpar bem a sala de estar, deixando o ambiente cheiroso e limpo.

Áreas externas

Os decks, varandas, quintais e jardins também devem ser inclusos na faxina. Afinal, a sujeira da área externa pode entrar para os outros ambientes.

Por isso, é importante fazer a limpeza dessas áreas constantemente. Para espaços externos, é preciso usar produtos como água sanitária e limpadores específicos. Para jardins, é preciso pesquisar quais são os itens que devem ser utilizados para não prejudicar as plantas que vivem ali.

Vidros e janelas

Vidros, janelas e espelhos exigem uma atenção a mais na hora da limpeza. Não adianta utilizar qualquer produto para limpá-los. Por isso, opte pelo limpador de vidros e panos de microfibra úmidos, para evitar fiapos nos vidros. Por fim, seque com um rodinho de pia ou com um pano de microfibra.

Viu só? Cada ambiente da casa exige um cuidado e produtos específicos para que a faxina seja feita de forma otimizada, rápida e organizada.

Quais as combinações boas e perigosas?

Além desses produtos que citamos, algumas pessoas preferem fazer combinações caseiras, por acreditarem que esse tipo de combinação promove uma limpeza melhor. Mas algumas dessas misturas podem ser perigosas para você ou para os seus pets. Conheça algumas das combinações populares para a faxina.

Água sanitária e desinfetante

A água sanitária não deve ser misturada ao desinfetante. Isso porque os produtos juntos exalam uma substância que, ao ser inalada, pode causar insuficiência respiratória, intoxicação ou queimaduras. Por isso, fique atento e não misture os produtos.

Bicarbonato de sódio e vinagre

Essa mistura não é perigosa, mas pode causar alguns problemas, já que, ao misturar os dois em um recipiente fechado, eles podem explodir. Por isso, eles não são indicados.

Vinagre e água oxigenada

A mistura dos dois itens pode criar uma substância que causa irritação na pele e nos olhos, além de prejudicar o sistema respiratório. Por isso, evite usar esses produtos para limpar a casa.

Água sanitária e detergente

Também é outra misturinha perigosa para as vias respiratórias. Evite essa combinação.

A dica é utilizar os produtos de limpeza conforme os fabricantes indicam nos rótulos. Por isso, é importante que você siga as indicações, para não ter problemas durante a faxina.

Como evitar a formação de bagunça?

Mas como manter a casa limpa e organizada por mais tempo? Pode parecer difícil manter essa organização e evitar a formação de bagunça, mas algumas dicas podem ajudar nessa tarefa. Confira as dicas que preparamos para você!

Assim, é possível manter a casa organizada por mais tempo e se livrar da bagunça diária. Manter a casa organizada traz diversos benefícios para você e sua família!

Por que não deixar acumular a sujeira?

Deixar a casa organizada traz diversos benefícios para a sua rotina e vão tornar a qualidade de vida ainda melhor. Mas você sabe quais são esses benefícios e como deixar a casa limpa e sem sujeira pode ajudar? Confira as vantagens.

Melhora a saúde

Ter uma casa arrumada e organizada ajuda a melhorar a saúde, já que a casa acumulará menos poeira, contribuindo com uma melhor qualidade da respiração. Para os alérgicos, principalmente, uma casa limpa é ainda mais vantajoso, pois a possibilidade de crises devido a ácaros e poeira é menor.

Reduz a ansiedade

Outra vantagem já comprovada de uma casa organizada e limpa é a redução da ansiedade. Estar em um ambiente confortável e agradável faz com que o nível de estresse diminua. Por isso, manter a casa organizada é uma ótima ideia para uma vida mais tranquila dentro do lar.

Causa um bom impacto visual

Além das vantagens já citadas, uma casa limpa e organizada contribui para um impacto visual positivo. Ou seja, você se sentirá mais confortável em casa. Por isso, a dica é que você tenha menos objetos. Menos é mais.

Otimiza tempo

Manter a casa sem sujeira é uma forma de otimizar o tempo. Isso porque quanto mais organizada a casa fica durante a rotina, mais rápida será a faxina semanal, já que haverá menos coisas para limpar. Então, tente dividir as tarefas ao longo da semana, para que o trabalho seja menor e mais prático.

Dá mais disposição

Arrumar a casa ajuda a aumentar a disposição — e mantê-la arrumada, também! Isso porque o conforto visual oferecido por uma casa limpa e organizada tem um efeito positivo para o organismo, dando mais disposição e coragem para encarar o dia. Não é à toa que limpar a casa é uma das formas de ajudar pacientes com transtornos depressivos.

Acumula menos fungos e bactérias

Uma casa limpa, principalmente a cozinha, ajuda a evitar a proliferação de fungos e bactérias. Diariamente, a cozinha precisa ser limpa, já que é um dos principais espaços que contribuem com essa sujeira.

Manter a casa limpa e organizada traz muitos benefícios para a saúde física e mental. Por isso, é uma rotina que deve ser mantida e levada a sério. Manter os espaços longe de sujeira, poeiras e restos de comida pode ser essencial para você e a sua família viverem melhor.

Como criar um cronograma para limpeza de casa?

Uma das dicas de limpeza mais eficientes é a criação de um cronograma para limpar e organizar a casa. Nem todo mundo tem tempo para fazer uma faxina completa, por isso, realizar algumas etapas durante as semanas ajuda a otimizar os minutos que você tem. O Nova Era elaborou uma sugestão de rotina de limpeza para facilitar a rotina doméstica. Confira:

  1. às segundas-feiras, aspire a casa e tire a poeira dos móveis;
  2. às terças-feiras, faça a limpeza do banheiro;
  3. às quartas-feiras, limpe os armários da cozinha e a geladeira;
  4. às quintas-feiras, limpe a sala de estar e aspire novamente a casa;
  5. às sextas-feiras, organize o escritório;
  6. aos sábados, varra a casa e passe o pano.

Lembre-se de tirar o lixo diariamente, principalmente o da cozinha, que acumula restos de comida e pode atrair baratas e outros insetos. Mantenha a cozinha limpa e livre de bactérias e fungos. Diariamente, também, limpe a mesa de jantar, a pia da cozinha e o fogão.

Quais itens tornam a limpeza mais fácil?

A tecnologia trouxe itens e ferramentas que podem ajudar ainda mais na faxina da casa. Esses produtos fazem parte das dicas que todo mundo precisa conhecer. Confira alguns desses itens que vão tornar a limpeza da sua casa mais rápida, eficiente e otimizada.

Mop

Os mops são os itens que ganharam espaço na faxina de casa. São rodos e vassouras mais tecnológicos e que dão menos trabalho na hora de limpar. Eles são divididos em mop giratório, mop spray, mop tira pó e outros. Cada um desses produtos tem objetivos específicos para a faxina.

Aspirador de pó

O aspirador de pó também é uma das contribuições da tecnologia para acelerar a limpeza da casa. Os aspiradores podem ser úteis em várias atividades, como tirar o pó do sofá, das almofadas e do chão. É indicado, principalmente, para quem tem pet em casa, para aspirar os pelos que ficam espalhados.

Panos de microfibra

Os panos de microfibra ajudam na faxina e a manter a casa mais limpa. Isso porque esse tecido não solta pelos. Por isso, não pode faltar o pano de microfibra para limpar a sua casa.

Esses itens ajudam tanto na hora da faxina quanto na manutenção da limpeza e da organização da casa.

Quais itens tornam a organização mais fácil?

Após a limpeza, é hora de pensar em como manter a casa organizada, e, para isso, alguns itens também podem ajudar. Confira a lista de itens organizadores que podem fazer a diferença na hora de deixar os objetos no lugar e manter uma rotina mais prática e funcional.

Cabideiro

Os cabideiros podem ser aliados na hora de organizar as roupas que serão usadas novamente ou, até mesmo, bolsas e chapéus. Você pode colocar um cabideiro no quarto e um na entrada de casa, para organizar bolsas, casacos e chapéus.

Porta-chaves

Outro item indispensável para uma casa mais organizada é o que chamamos de porta-chaves. É ideal que eles fiquem localizados próximo da entrada da casa ou, até mesmo, fixados na porta, para que, assim que chegar em casa, você possa colocar as chaves no lugar correto.

Organizador de gavetas

Organizar as gavetas é crucial para te ajudar a ganhar tempo. Utilize organizadores de gavetas de acrílico ou colmeias de pano. Se quiser, opte por divisórias apenas para separar os itens.

Cesto de roupas

O cesto de roupas sujas também é uma forma de manter a casa mais organizada. Ninguém merece acumular roupas no chão ou em uma cadeira, não é mesmo? Por isso, opte por um cesto para roupas sujas — até mesmo para facilitar na hora de levar as roupas para a lavanderia.

Organizadores de geladeira

Os organizadores de geladeira estão em alta nos canais de organização, e isso tem um motivo! Esses itens ajudam na praticidade para encontrar algum alimento na geladeira ou para deixar o ambiente da cozinha mais funcional. Por isso, aposte nessas caixas de acrílico organizadoras para alimentos como verduras, frutas e embalagens.

Organizadores de fios

Os fios podem trazer uma aparência de desorganização para o espaço, mesmo que ele não esteja desorganizado. Isso porque a mistura de fios dá a aparência de bagunça.

Por isso, é indicado usar organizadores de fios, principalmente em escrivaninhas e nos racks da sala de estar. Além de dar a impressão de organização, eles ajudam a manter a integridade dos fios por mais tempo.

Potes de vidro

Os potes de vidro podem ajudar a deixar os armários da cozinha mais organizados e práticos. Isso porque fica mais fácil de identificar o ingrediente usará durante o preparo da refeição, fazendo com que a busca seja mais direcionada, sem precisar mexer em tudo até encontrar o item que precisa.

Sacos a vácuo

Os sacos a vácuo não são apenas aliados das viagens, mas do dia a dia também. Você pode utilizar os sacos a vácuo para armazenar as roupas na gaveta, otimizando o espaço, além de manter as roupas longe de poeira — e mantendo as peças mais bonitas por mais tempo.

Bandejas

As bandejas ajudam na organização de diversas maneiras. Elas podem ser utilizadas na cozinha, para inserir potes de tempero ou outros itens. Também podem ser utilizadas no banheiro, para colocar embalagens de produtos e, até mesmo, na sala de estar, decorando o ambiente.

Etiquetas

As etiquetas também são aliadas na hora de organizar a casa. Elas são indispensáveis para organizar a despensa, tornando a hora de arrumar e encontrar as coisas ainda mais fácil. Utilize as etiquetas para o que precisar, principalmente para organizar documentos.

Esses itens ajudam a manter a casa organizada por mais tempo, com cada objeto em seu devido lugar. Além disso, contribuem com uma rotina mais eficiente, principalmente, para quem não tem muito tempo livre para procurar itens espalhados pela casa.

Com as dicas de limpeza que o Nova Era trouxe, fica bem mais fácil ter uma casa limpinha sempre, não é mesmo? Agora, é hora de colocar em prática tudo o que você aprendeu até aqui, começando com a escolha dos produtos que vão ajudar na faxina. Para isso, passe no Nova Era.

Cadastre-se agora para receber nossos conteúdos exclusivos e gratuitos por email!