acompanhamento para churrasco

Acompanhamento para churrasco: 6 opções indispensáveis!

Você é do tipo de pessoa que gosta de reunir amigos e familiares para fazer um belo de um churrasco no almoço de domingo? Se esse é o seu caso, saiba que a gente também ama. Esse tipo de preparação é uma das paixões nacionais, agradando diversos paladares, sendo considerada uma comida bem democrática.

Mas para elevar o nível da receita, que tal aprender a preparar algumas opções de acompanhamento para churrasco? A ideia é trazer mais sabor junto às melhores carnes escolhidas para a ocasião.

Se quer aprender a fazer algumas receitas deliciosas, continue a leitura e anote aí!

Por que churrasco virou paixão nacional?

No Brasil, o churrasco passou a se expandir no Rio Grande do Sul, local em que os vaqueiros criavam muito gado. Por passarem um longo período fora de casa, eles encontraram nesse tipo de comida uma refeição mais fácil de preparar, precisando apenas de sal grosso, faca, carne, espeto e fogo.

A partir daí, essa tradição se espalhou pelo país. Em cada região do Brasil, podemos encontrar diferenças no estilo do churrasco, como com sal grosso, sal fino, sem tempero, com tempero e assim por diante.

Quais acompanhamentos são perfeitos com churrasco?

Abaixo, você vai conhecer algumas opções deliciosas de acompanhamento para churrasco. Confira!

1. Farofa

A farofa é um acompanhamento perfeito para degustar as carnes mais gordurosas do churrasco. Veja a receita que leva cebola crocante.

Ingredientes

Modo de preparo

Corte a cebola em formato meia-lua e reserve. Em uma panela, acrescente a manteiga e o óleo e deixe derreter. Junte a cebola e frite por cerca de 10 minutos, até ficar bem dourada. Acrescente a farinha de mandioca e misture bem por 4 minutos. Tempere com sal e sirva.

Além da cebola, você pode variar a receita utilizando bacon, cenoura, ovo, proteína de soja, banana etc. Basta soltar a criatividade!

2. Pão de alho

O pão de alho é um clássico do churrasco brasileiro, sendo, muitas vezes, uma das atrações principais. Ele agrada até pessoas vegetarianas. Confira a receita!

Ingredientes

Modo de preparo

Corte os pães ao meio, retire parte do miolo e reserve. Em uma frigideira, aqueça a manteiga e cozinhe o alho por cerca de 30 segundos, apenas para tirar o amargor desse alimento. Passe para uma tigela e misture o restante dos ingredientes até que fique cremoso.

Passe a pasta nos pães, coloque em uma forma e leve ao forno preaquecido a 200°C por 25 minutos até gratinar.

3. Vinagrete

O vinagrete é outro acompanhamento que não pode faltar nos churrascos. Nessa versão, a banana entra para dar um toque agridoce no molho.

Ingredientes

Modo de preparo

Corte a cebola, o tomate, o pimentão e a banana em cubos pequenos. Transfira para uma tigela e acrescente o suco de limão, o azeite, o sal, a pimenta e a salsinha. Misture bem para incorporar os ingredientes e sirva gelado.

4. Salada de maionese

Sabe aquele acompanhamento que é a cara do verão? A salada de maionese é perfeita para o churrasco de domingo. Confira o passo a passo da receita.

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, cozinhe as cenouras e as batatas e reserve. Em uma tigela, acrescente todos os ingredientes e misture bem até que fique cremoso. Sirva em temperatura ambiente ou fria.

5. Legumes assados

Em muitas regiões do Brasil, é comum que os legumes acompanhem as carnes do churrasco. Que tal conhecer uma receita deliciosa usando esses alimentos?

Ingredientes

Modo de preparo

Higienize e corte todos os ingredientes. Passe para uma assadeira, regue com azeite e tempere com sal, páprica e pimenta. Leve para assar em forno preaquecido a 250°C por cerca de 30 minutos.

6. Salpicão vegano

Que tal deixar o frango de lado e preparar um salpicão vegano com carne de jaca? Essa também é uma excelente opção para vegetarianos. Confira!

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque todos os ingredientes e misture bem até ficar cremoso. Sirva gelado ou em temperatura ambiente.

Como economizar na compra dos acompanhamentos?

Viu só como existem várias receitas deliciosas de acompanhamento para churrasco? Com criatividade, você pode variar os ingredientes utilizados, adaptando ao paladar dos seus amigos e familiares.

Para ter preparações deliciosas e surpreendentes, é importante se organizar com antecedência e garantir bons preços e qualidade no momento de adquirir os ingredientes. Uma dica de ouro é que muitos supermercados têm dias especiais de produtos na promoção, incluindo carnes e hortifruti.

Assim, de acordo com a sua lista de compras, você pode escolher o melhor dia para ir fazer o rancho. Não se esqueça também de optar por marcas próprias do supermercado, pois são mais baratas e mantêm a qualidade das tradicionais.

Agora que já conhece várias opções de acompanhamento para churrasco, saiba que é importante inovar e apostar nessas delícias para ter uma preparação completa. Por isso, faça farofas, diferentes tipos de saladas, legumes assados, pão de alho e arrase no almoço de domingo!

Gostou de conhecer alguns acompanhamentos para churrasco e quer economizar na hora de adquirir os ingredientes? Então, confira os produtos com até 40% de desconto do Nova Era!

Cadastre-se agora para receber nossos conteúdos exclusivos e gratuitos por email!