frutas da estação

Frutas da estação: benefícios de frutas e legumes da estação!

Com tantos legumes e frutas disponíveis no supermercado o ano todo, fica fácil esquecer que cada um conta com uma época ideal para ser colhido. Alguns frutos se dão melhor com o clima quente da primavera e do verão, já outros preferem o tempo frio do outono e inverno.

Conhecer e consumir as frutas da estação é essencial para diversificar os nutrientes ingeridos e economizar nas compras. Veja agora quais são as frutas do verão, seus benefícios e como incluí-las na dieta.

O que são frutas da estação?

Falar que algumas frutas são da estação significa que é naquela época do ano que determinados alimentos ficam maduros. Por outro lado, existem muitas técnicas de plantio que conseguem replicar o processo de amadurecimento.

Mas é importante lembrar que esses procedimentos são artificiais e, em muitos casos, não se igualam ao processo que acontece naturalmente. As frutas da estação são muito mais saborosas, macias e suculentas, pois o seu ciclo é respeitado, fazendo com que também sejam mais nutritivas.

Além disso, apresentam uma grande vantagem: são mais baratas, uma vez que são produzidas e encontradas com muito mais facilidade.

Quais são as frutas do verão?

Agora, você vai conhecer quais são as principais frutas do verão e os benefícios de consumi-las com regularidade. Dá só uma olhada!

Melancia

A melancia é uma fruta nutritiva, doce, suculenta e refrescante. Ela é rica em caroteno, que é convertido pelo organismo em vitamina A, glutationa, uma substância com propriedade antienvelhecimento, licopeno, vitaminas do complexo B e vitamina C.

A melancia é considerada anticancerígena, já que não apresenta colesterol e pode contribuir para a limpeza dos rins. Por ser composta por cerca de 95% de água, essa fruta é ideal para desintoxicar e ajudar na estabilização da pressão sanguínea.

Abacaxi

Uma excelente opção de sobremesa, a fruta é rica em bromelina, uma substância que faz a quebra de proteína dos alimentos, auxiliando na digestão. Além disso, apresenta muita vitamina C, o que ajuda a absorver o ferro de origem vegetal, sendo uma excelente pedida para vegetarianos.

O abacaxi também faz bem para a saúde da pele, dos olhos, além de favorecer a circulação do sangue e a dentição.

Acerola

A acerola conta com um alto poder antioxidante, pois é muito rica em vitamina C e carotenoides, que estão presentes na casca.

Logo, é uma boa alternativa para quem pratica atividades físicas e esportes, fornecendo nutrientes que auxiliam na recuperação muscular e contribuindo para o desempenho. O carotenoide também é bem interessante para melhorar o bronzeado do verão.

Ameixa vermelha

De modo geral, a ameixa vermelha só aparece na seção de hortifruti durante o verão. Por isso, aproveite essa fruta da estação para inserir em sua rotina.

Ela é rica em vitamina A e E, potássio, além de ser fonte saudável de vitaminas do complexo B. Assim, como alternativa de consumo, uma boa opção é incluir a ameixa em compotas, bolos e sobremesas.

Lichia

Essa fruta exótica fica disponível durante um curto período no ano, e o verão é a época ideal para consumi-la. A lichia conta com grandes concentrações de vitamina C e apresenta baixo índice glicêmico.

Boa parte da sua composição é água, fazendo com que seja muito refrescante. Essa fruta também é fonte de rutina, um polifenol com ação antioxidante que contribui para o bom funcionamento da microbiota intestinal.

Como inserir frutas e legumes na dieta?

Nem sempre é fácil consumir a quantidade diária de frutas e legumes, não é mesmo? Mas é possível ter uma dieta mais saudável e equilibrada com algumas dicas simples. Veja!

Inclua frutas nas refeições

Rica em nutrientes, a salada que combina verduras e frutas pode ser uma boa prática para aumentar o consumo diário desses alimentos. Em alguns casos, a união até se complementa, como acontece com a laranja e a couve.

O ferro presente no vegetal é absorvido mais facilmente na presença da vitamina C, encontrada na fruta. Outra boa alternativa é incluir as frutas no café da manhã, podendo ser consumidas também em sucos, geleias e compotas.

Coma frutas no intervalo das refeições

O ideal é comer de 3 em 3 horas, portanto, além das refeições principais, como almoço, café da manhã e janta, é recomendado fazer pequenos lanchinhos. Nesse tempo, você pode consumir uma fruta, já que é um alimento rico em fibras e nutrientes, pouco calórico e com muitas variedades.

Assim, tente incluir frutas como:

Consuma frutas e legumes da estação

Algumas frutas, como o caqui e o morango, não estão disponíveis durante todo o ano. A primeira é típica dos meses de maio e junho, e a segunda está presente principalmente nos meses de junho e julho.

Então, é importante anotar o que é melhor em cada época. Frutas e legumes sazonais adquiridos fora da sua estação podem ser mais caros, fazendo com que o consumidor não consuma esses alimentos.

Por isso, o recomendado é aproveitar a fruta em sua estação certa e, na falta dela, é possível encontrar outras alternativas o ano todo, como pera, maçã, laranja e banana.

Faça vitaminas

Uma das vantagens de frutas e legumes é que eles apresentam uma grande variedade. Por isso, não tenha medo de criar combinações e solte a criatividade para misturar sabores com verduras, leite ou água.

Que tal preparar uma vitamina de mamão, maçã, couve, banana e limão? O único problema é que esses alimentos podem perder parte de suas fibras ao serem batidos no liquidificador.

Por essa razão, o consumo de frutas e legumes não pode se limitar somente às vitaminas. O ideal é ingeri-los em seu formato natural, após as refeições.

Agora que já sabe o que são frutas da estação e como incluí-las no cardápio, saiba que no Nova Era você encontra vários alimentos deliciosos e com preços baixos de verdade. Não deixe de conferir o nosso catálogo e tenha uma alimentação mais saudável e equilibrada.

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