pratos típicos de rondônia

Descubra 10 pratos típicos de Rondônia!

O estado de Rondônia tem como característica destacada a sua diversidade cultural, não apenas por conta da localização, mas graças aos imigrantes que chegaram de várias regiões do país para povoar o local. Logo, todo esse enredo cultural se reflete na gastronomia.

Os pratos típicos de Rondônia contam com muitos frutos do mar e peixes. Alguns dos principais temperos e condimentos utilizados são a cebolinha, a chicória, a pimenta e o cheiro-verde. Já deu água na boca? Então continue a leitura para conhecer algumas preparações típicas desse estado!

1. Tacacá

Essa é uma comida típica da região Norte e muito famosa. A mistura de folhas de jambu, goma de tapioca e camarão apresenta um gosto exótico, único e bem saboroso.

2. Caldeirada

A caldeirada é uma preparação bem temperada e feita para várias pessoas. Os peixes mais utilizados na receita são o tucunaré e o tambaqui. Sirva o prato acompanhado por pirão.

3. Mousse de cupuaçu

Algumas frutas típicas de Rondônia são utilizadas em várias sobremesas. O cupuaçu é parente do cacau, e esse ingrediente combina bem com o chocolate. Além da torta, esse ingrediente é usado na preparação de bombons.

4. Doce de buriti

Outra fruta típica de Rondônia é o buriti. Ela é rica em cálcio e vitaminas, valorizando ainda mais o seu doce.

5. Moqueca

A moqueca é um dos pratos mais preparados em Rondônia. Nesse caso, a receita leva bastante pimentão, azeite de dendê, coentro, pimenta e camarão.

7. Mojica de peixe

Feito no forno a lenha e na panela de barro, a mojica de peixe é um ensopado acompanhado de pimenta, farinha, pimentão, tomate e mandioca. Essa é uma preparação originária da cultura indígena.

O interessante é que por ser preparada com peixe desfiado, a mojica é uma ótima alternativa para aproveitar as sobras do almoço, sendo fácil de ser feita. Contudo, os temperos são essenciais para trazer um sabor complexo ao prato.

8. Pirarucu de casaca

O protagonista da receita é o pirarucu, um peixe de água doce que apresenta carne suculenta. O prato é apreciado em camadas, com refogado de vegetais, banana pacovã frita, farinha de mandioca e peixe.

9. Pato no tucupi

O pato no tucupi é um dos principais pratos da região Norte do Brasil. A chicória, o jambu e o tucupi são os ingredientes que dão sabor ao pato, ave pouco explorada em outras partes do país.

Servido com farinha de mandioca e arroz, a receita é deliciosa e suculenta, agradando os mais diversos paladares.

10. Caruru paraense

O caruru paraense traz os sabores do camarão e do quiabo, que formam um prato saboroso e simples. Para acompanhar os ingredientes, basta preparar um arroz branco soltinho! De modo geral, essa receita é engrossada com farinha de mandioca, diferenciando do caruru baiano. 

Agora que você já conhece os principais pratos típicos de Rondônia, saiba que a culinária local é muito rica e utiliza ingredientes variados. Na hora das compras, lembre-se de escolher um supermercado de qualidade e que ofereça excelentes preços, como o Super Nova Era! Por lá, você encontrará tudo o que precisa!

Cadastre-se agora para receber nossos conteúdos exclusivos e gratuitos por email!